Grêmio e Inter são considerados a cereja do bolo na revitalização do Viaduto da Conceição, em Porto Alegre.
A convite da prefeitura, que desde dezembro faz reparos na elevada, a dupla Gre-Nal topou adotar seis pilares do viaduto. Eles ficam em frente ao prédio da Tumelero, perto dos acessos às avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria – é o trecho com maior movimento de pedestres embaixo da estrutura.
– Em um primeiro momento, a ideia era pintar os pilares com tinta antipichação, mas o prefeito Sebastião Melo pediu para levarmos alguma vida àquele local – conta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
Foi quando veio a ideia dos grafites temáticos. Após aceitar a proposta, Grêmio e Inter se comprometeram a levar intervenções artísticas aos pilares – serão três colunas para cada clube. A expectativa é de que os trabalhos comecem no início de maio. E o mais provável é que as torcidas organizadas indiquem os artistas, que farão obras relacionadas à história dos clubes.
– Está tudo certo. É só o tempo de viabilizar os materiais, aprovar a arte com a prefeitura e dar início à pintura – afirma o vice-presidente de Relacionamento Social do Internacional, Cauê Vieira.
O objetivo do governo é tornar aquela área embaixo do Viaduto da Conceição mais agradável aos pedestres: além dos grafites, a prefeitura promete ajardinar os canteiros, restaurar o calçamento e melhorar a iluminação. Ao todo, a revitalização do viaduto inteiro deve custar R$ 800 mil.
– Vai ser um marco para a dupla Gre-Nal ajudar a reerguer um espaço tão degradado. É uma honra contribuir para o embelezamento da nossa casa – avalia Rodrigo Kandrik, diretor de Responsabilidade Social do Grêmio.
Com Letícia Costa