Minha turma da faculdade costuma se reunir nas datas redondas — e lá vamos nós para os inimagináveis 50 anos neste 10 de dezembro. Tivemos o privilégio histórico de inaugurar a Fabico quando, no distante e agitado 1970, a UFRGS transformou o prédio da gráfica na sua faculdade de Jornalismo, até então apenas um curso da Filosofia.
Foi na Faculdade de Filosofia, junto à Reitoria e ao Centro Acadêmico, que iniciamos a vida universitária entre aulas de taquigrafia e manifestações diárias contra a ditadura e pelo ingresso dos chamados "excedentes" — estudantes que alcançavam as médias exigidas no vestibular, mas eram impedidos de se matricular devido à falta de vagas no Ensino Superior.
Tínhamos, então, 20 anos — e toda vez que nos encontramos novamente ao longo da vida profissional, nas redações, nas coberturas, nas viagens, nos acasos e nas celebrações, parece que voltamos àquela idade mágica de sonhos e ousadias. Agora mesmo, nos preparativos para esse encontro de cinco décadas, estamos retomando conversas e diálogos com a mesma intimidade da época estudantil. Às vezes tenho a impressão de que continuamos no recreio daquela Fabico cheirando à nova.
Na troca de mensagens sobre o iminente reencontro, já rolou entre nós a anedota dos antigos colegas que discutiam a cada década a escolha do restaurante para a celebração do aniversário de formatura — e sempre escolhiam o mesmo local. Na primeira vez porque eram bem atendidos; na segunda — 10 anos depois — porque a comida era boa; na quarta ou quinta — novas décadas transcorridas — porque o acesso ao banheiro era fácil; e finalmente — quase matusalêmicos — porque todos achavam que nunca tinham estado lá.
Pois nós estivemos lá e ainda nos lembramos muito bem de cada momento da enriquecedora experiência acadêmica. Por já ter visto o futuro algumas vezes, sinto-me autorizado a aconselhar estudantes de todos os níveis, principalmente os jovens: não desperdicem a oportunidade de participar de um ambiente que valoriza a ciência, a educação, a cultura e a camaradagem.
Aproveitem esta chance única e irrepetível de fazer amizades tão duradouras que lhes possibilitarão a deliciosa sensação de ter 20 anos para sempre.