Desde 2018, circulava a informação de que a Wilson Sons estudava vender ativos no Brasil. Agora, o negócio evoluiu e pode ser fechado, o que significa mudanças de mãos do Tecon, o terminal de contêineres do porto de Rio Grande.
Nesta quinta-feira, a Wilson Sons publicou fato relevante em que informa ter recebido carta da I Squared Capital Advisers em que a gestora de investimentos afirma estar "avaliando lançar uma possível oferta voluntária para aquisição de controle (e até 100%) da companhia".
Conforme a nota, ainda não há indicação de valor ou condições da oferta de compra.
O Tecon foi o primeiro terminal de contêineres privatizado no Brasil, por licitação, em 1997. No ano passado, teve 663 navios atracados. Entre janeiro e setembro deste ano, a movimentação subiu 29% ante igual período de 2023.
A Wilson Sons também opera um terminal fluvial no Estado, o Santa Clara, que atende a logística do polo petroquímico e a região do Vale do Taquari.
A íntegra do fato relevante
Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2024 – A Wilson Sons S.A. (Código B3: PORT3) (“Wilson Sons” ou “Companhia”), nos termos da regulamentação em vigor, em continuidade aos fatos relevantes de 12 de junho de 2023, 14 de novembro de 2023 e 23 de agosto de 2024, referentes à análise estratégica que está sendo realizada por seu acionista controlador indireto, a Ocean Wilsons Holdings Limited (“OWHL”), e em atenção ao artigo “Exclusivo: I Squared deverá fazer oferta de compra das ações da Wilson Sons em 15 dias, segundo fontes “, veiculado no jornal Valor Econômico nesta data (“Artigo”), vem apresentar os esclarecimentos abaixo. A Companhia recebeu ontem à noite uma carta da I Squared Capital Advisers (US) LLC (“I Squared”), em que esta afirma que está avaliando lançar uma possível oferta voluntária para aquisição de controle (e até 100%) da Companhia, sem indicar preço por ação ou qualquer das demais condições da eventual oferta. A carta afirma, ainda, que a I Squared só irá deliberar acerca da realização ou não da eventual oferta nos próximos 15 (quinze) dias. O Diretor de Relações com Investidores da Wilson Sons inquiriu a OWHL sobre o teor do Artigo. A OWHL confirmou a interrupção das discussões com a I Squared para explorar os termos de uma potencial transação envolvendo a aquisição da participação detida pela OWHL na Wilson Sons A OWHL enfatizou que sua análise estratégica permanece em andamento, e que está atualmente em negociações com outro potencial interessado para explorar os termos de uma potencial transação envolvendo a aquisição da participação detida pela OWHL na Wilson Sons. A OWHL destacou, ainda, que não há certeza de que uma transação será realizada, nem quanto aos termos de uma eventual transação. A Companhia reitera seu compromisso com os melhores níveis de transparência e governança corporativa, e manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados acerca da ocorrência de qualquer ato ou fato relevante, nos termos da legislação aplicável.