Este 20 de setembro é dia de celebrar a resiliência dos gaúchos depois do dilúvio de maio. E de dizer "obrigado". E a melhor forma, do ponto de vista jornalístico, é prestar contas das iniciativas que surgiram para apoiar a reconstrução do Estado.
A coluna já mostrou como o setor privado percebeu que precisa se envolver até com a elaboração de projetos. E agora mostra resultados colhidos pelo Projeto Rio Grande do Brasil, registrado em junho.
Foram mobilizados R$ 45 milhões em três meses. O formato do apoio a pessoas físicas e pequenas e microempresas é por descontos ou incentivos.
Foi uma inciativa de Cassio Bobsin, fundador e CEO da Zenvia, empresa gaúcha que facilita a comunicação multicanais entre organizações e seus clientes. Teve apoio de 12 companhias, do governo do Estado e da rede de empreendedorismo Endeavor Brasil.
Com a consciência de que a reconstrução levaria tempo e precisaria do apoio de todos, Bobsin buscou apoio na rede que integra desde 2020.
— Comecei a buscar formas de conseguir injetar dinheiro na economia. Fiz pesquisa e percebi que, se os fornecedores locais dessem desconto, chegaríamos a um bom valor que não sairia dessas empresas — relata Cassio.
Obteve apoio de Conta Azul, iFood e Alura. O gaúcho Marcus Gil, gerente de Aceleração de Negócios na Endeavor Brasil afirma:
— Quando selecionamos pessoas, avaliamos características essenciais. A principal é a abertura ao que chamamos de giveback, isto é, a vontade genuína de retribuir às próximas gerações o apoio e o aprendizado coletados na jornada de aceleração.
O projeto segue ativo por tempo indeterminado e está aberto a quem queira contribuir: basta acessar o site do projeto por este link.