Foi definida a agenda da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, no Brasil. A maior autoridade econômica americana vem ao país participar da terceira reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, mas esticará a permanência no país para eventos paralelos.
Yellen chega na quarta-feira e seu primeiro compromisso, às 8h15min, no Rio de Janeiro, será uma reunião bilateral com o ministro da Fazenda Fernando Haddad. O encontro com os demais participante do G20 ocorre à tarde.
Depois de três dias de reunião e encontros bilaterais paralelos, Yellen e Haddad devem anunciar na sexta-feira (26) novas iniciativas de combate às mudanças climáticas. Há expectativa, ainda sobre um anúncio relacionado à taxação dos super-ricos, embora o atual momento da sucessão na presidência dos EUA seja um momento delicado para debater esse tema.
A secretária do Tesouro dos EUA esticou a viagem para passar todo o sábado em Belém (PA). Terá reunião com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) seguida de almoço que oferecerá com o presidente do BID, o brasileiro Ilan Goldfajn.
Goldfajn já presidiu o Banco Central do Brasil, assim como Yellen já comandou o Federal Reserve (Fed, BC dos EUA). Está prevista uma mesa-redonda com líderes brasileiros dos setores empresarial e financeiro, investidores e formuladores de políticas sobre o papel do setor privado no apoio à conservação e restauração da Amazônia.