A primeira obra de grande porte erguida com madeira engenheirada no Estado foi entregue pela gaúcha Lamb Engenharia. Considerada sustentável por ser renovável - desde que com matéria-prima certificada -, a madeira laminada colada (MLC) vem tendo utilização crescente na construção civil.
A Lamb construiu 22 mil metros quadrados para a portaria administrativa da CMPC, uma produtora gigante de celulose e papel, em Guaíba. A concepção da portaria também é contemporânea: abrange área de atendimento, estacionamento e paradas de ônibus.
Conforme a Lamb, a madeira engenheirada tem alta resistência mecânica e ao fogo, reduz o prazo de construção e o volume de resíduos gerados, melhora os processos no canteiro de obras, proporciona conforto térmico e acústico e permite grande versatilidade arquitetônica.
Não é um material mais barato, pelo contrário, mas tem outra característica em alta nas construções mais conscientes: alta resiliência. Tem estimativa de longa vida útil, capaz de resistir a chuvas e intempéries.
Fundada em 1986, a Lamb Construções e Engenharia se dedica aos segmentos industrial, comercial e corporativo, e tem se focado em projetos com de maior complexidade na execução.
*Colaborou João Pedro Cecchini