O mineiro Antonio Lacerda é o novo diretor-geral da unidade de Guaíba da gigante de celulose chilena CMPC. Assume a função que era ocupada de forma interina pelo diretor industrial, Jailson Aquino, que agora se torna responsável pela área de Operações de Celulose.
Lacerda é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais, com MBA pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA - USP). Tem cerca de 25 anos de experiência em multinacionais.
Antes de assumir o comando em Guaíba, Lacerda era vice-presidente de produtos químicos na América do Sul da alemã Basf. No final de abril, dias antes do início da enchente, a CMPC anunciou investimento de US$ 4,6 bilhões em uma nova unidade em Barra do Ribeiro.
Maurício Harger, antigo diretor-geral da CMPC, havia deixado o cargo em setembro de 2023 para comandar a Vedacit, em São Paulo. Como a reta final do novo projeto já foi encaminhada sem Harger, não há impacto da troca nos planos da chilena no Estado.
A CMPC atua em celulose, produtos de higiene pessoal (tissue) e embalagens. No Brasil, está em sete Estados, com as marcas Softys e Melhoramentos.