Tradicional música gaúcha ressignificada depois da enchente, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor ganha nova versão para valorizar as cooperativas gaúchas: Céu, Sol, Sul, Terra e Coop. A campanha é uma iniciativa do Sistema Ocergs, entidade que representa o segmento no Estado.
Entre as ações do movimento, está um selo para gaúchos identificarem produtos feitos por cooperativas, que será estampado em prateleiras de supermercados e lojas.
— O cooperativismo nos acompanha diariamente, e os dados mostram que é um caminho para o crescimento não só de quem se associa, mas de todo o Estado — afirma a gerente de comunicação e marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.
Segundo a entidade, o faturamento das cooperativas associadas - de R$86,3 bilhões – representou cerca de 13,5% do PIB gaúcho no ano passado. O Rio Grande do Sul é um dos Estados em que o cooperativismo é mais forte e disseminado entre as atividades da economia, indo da produção às finanças e passando pela saúde. Tem forte marca também na cultura, quando a cooperação aparece sob a forma de ajuda coletiva em calamidades.
Ouça Céu, Sol, Sul, Terra e Coop:
*Colaborou João Pedro Cecchini