Muitas canções celebram o amor do povo do Rio Grande do Sul por sua cultura, sua terra. Músicos gaúchos, de gerações e estilos diferentes, se uniram para interpretar uma delas: Céu, Sol, Sul, do nativista Leonardo (1938 — 2010). O clipe da regravação foi ao ar na edição do programa Fantástico de 12 de maio e segue emocionando o público nas redes sociais. A intenção do projeto, idealizado pelo jornalista do Grupo RBS Giovani Grizotti, é exaltar a resistência do povo gaúcho.
Em um vídeo que une vozes gaúchas de projeção nacional — como Adriana Calcanhoto, Família Lima e Filipe Catto — a talentos de expressão regional — como César Oliveira & Rogério Melo, Luiz Marenco e Leo Pain —, a letra de Céu, Sol, Sul representa um abraço em que a ouve, uma esperança em dias melhores.
Grizotti conta como a canção foi escolhida pela produção do Fantástico para a homenagem.
—A gente propôs para o Fantástico fazer uma homenagem para o Rio Grande do Sul. E apresentamos três opções de músicas: Céu, Sol, Sul, Querência Amada e uma terceira, que foi feita exclusivamente para o projeto, uma música específica sobre a enchente. E a produção optou por uma música conhecida — explica o jornalista, que completa:
— O Celso Lobo, que é produtor, cuidou da parte nacional. Eu, da parte dos artistas do Rio Grande do Sul. A Família Lima gravou a trilha. Depois, cada artista gravou a sua voz em cima da letra. E aí, foi tudo editado lá no Rio de Janeiro. O propósito é a gente ter um clipe que projete o Rio Grande do Sul daqui para frente, retomando as coisas boas, as belezas, as paisagens e tudo aquilo que faz a gente amar esse Estado.