A onda de solidariedade não pode parar. Empresas de diversos setores, dos mais tradicionais aos inovadores, mantêm ações de ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul. Os gaúchos ainda enfrentam prejuízos causados pelo desastre climático.
Uma ação da distribuidora de combustíveis gaúcha RodOil ajudou cerca de 200 famílias de Eldorado do Sul no último final de semana. Ao todo, foram distribuídos 200 vouchers, cada um incluindo itens como alimentos, materiais escolares, roupas, utensílios domésticos e cobertores.
Beleza em união
A marca holandesa de cuidados capilares Keune Haircosmetics ajuda profissionais de beleza afetados pela enchente no Rio Grande do Sul com equipamentos como secadores, escovas de cabelo e tesouras. As doações são recebidas nas 14 unidades da empresa no país. São duas no Estado, em Porto Alegre e Passo Fundo. A companhia também arrecada recursos em plataforma online.
Adoção de empresas
Uma iniciativa para reerguer 50 empresas de Porto Alegre e Canoas foi criada pela startup gaúcha O2 Inc. A ação solidária oferece suporte em limpeza com equipamentos e voluntários. Também auxilia na recuperação econômica, com orientação financeira. Interessados em ajudar e empresas afetadas pela enchente podem se cadastrar aqui.
R$ 2,5 milhões em apoio de saúde
Via WhatsApp, a startup Serena oferece apoio psicológico gratuito a afetados pela enchente no Estado. O atendimento é feito por inteligência artificial (IA). A empresa espera ajudar cerca de 50 mil gaúchos. Para se cadastrar, é preciso acessar aqui.
Avião solidário
A companhia aérea Latam fez o transporte das 126 casas modulares que já começaram a receber famílias em centro de acolhimento em Canoas. Ao todo, a empresa já trouxe ao Estado 308 casas modulares, doadas pela Acnur, agência da ONU para refugiados, além de 2,4 mil pares de botas de borracha enviados pelo Peru, 200 toneladas de itens básicos e 130 voluntários.
*Colaborou João Pedro Cecchini