Uma reunião entre o governador Eduardo Leite e um grupo de empresários reuniu certa de 60 pessoas na noite desta terça-feira (7) no Palácio Piratini, entre participantes presenciais e virtuais. Conforme relatos ouvidos pela coluna, Leite apresentou as medidas tomadas até agora e expressou preocupação com a previsão do tempo para o final de semana, que inclui mais chuva, especialmente no Sul do Estado.
Um dos objetivos era debater o encaminhamento da reconstrução do Estado depois da destruição causada pela tragédia. Os empresários sugeriram a busca de especialista - pessoa ou empresa - em catástrofes.
Foi citado o exemplo da reconstrução de New Orleans, nos Estados Unidos, depois da passagem do furacão Katrina, em 2005. Caso a ideia avance, seria constituída uma parceira público-privada (PPP) para executar o projeto, além de usar os recursos federais prometidos.
Um dos pontos da conversa foi a forma de reconstrução. Há consciência de que será necessária uma "nova infraestrutura", com mudanças no modo de construir pontes e rodovias para incorporar a necessidade de maior resistência a fenômenos climáticos. Isso reforça a necessidade de buscar expertise específica nessa área, para não fazer de forma apressada e inadequada frente à nova realidade climática.
Nas descrições que a coluna colheu, o clima da reunião foi tranquilo, de reconhecimento do papel de Leite como líder da reação à tragédia.
— O clima foi de confiança mútua, de alento — descreveu um dos participantes.
O encontro também serviu para deixar mais claras as prioridades para este momento. Os empresários sabem que agora o foco é salvar vidas, mas aproveitaram para discutir como ajudar de forma mais efetiva, diante das muitas demandas que vêm recebendo.
PARA LEMBRAR: na urgência dos próximos dias e para a reconstrução nos seguintes, será necessária toda a ajuda disponível e mobilizável, por menor que seja. Se for grande, melhor ainda. Se puder, por favor, contribua. Saiba como clicando aqui