Empresa gaúcha com destaque na exportação de pescados, a Frumar começa 2024 desbravando um novo mercado. A partir deste ano, passa a vender seus produtos também para os Estados Unidos, já com projeção de exportar 450 toneladas.
Foi com o objetivo de estreitar laços com compradores do mercado norte-americano que a empresa participou, entre 10 e 12 de março, em Boston, da 42ª edição da Seafood Expo North America. A mostra contou com cerca de 1,2 mil expositores dos principais mercados de pescados do mundo, e recebeu visitantes de mais de 50 países.
— Tivemos muitos contatos importantes com compradores de todo o mundo, em especial dos Estados Unidos, um dos principais mercados para pescados no mundo. Para 2024, em negócios que ficaram alinhavados, devemos exportar mais de 450 toneladas de pescado para lá — afirma diretor da Frumar, Ederson Krummenauer.
O empresário destaca também que, no ano corrente, deve embarcar cerca de 10% do total comercializado pela empresa (13 mil toneladas de pescados por ano), para países da América do Norte, do Oriente Médio, da Ásia e da África.
A Frumar, fundada em São Leopoldo, tem hoje sua principal planta produtiva em Tijucas (SC). A empresa, que no ano passado adquiriu a marca brasileira de pescados Komdelli, cresceu 25% em faturamento em 2023, alcançando R$ 500 milhões.
— Nos próximos dois anos, a meta é exportar 20% da nossa produção. A exportação terá papel fundamental no crescimento da empresa — projeta o diretor Ederson Krummenauer.
Fundada em 1991, a Frumar tem hoje seis unidades, contando a fábrica principal em Tijucas. As outras operações se localizam em São Leopoldo, Porto Alegre, Passo Fundo, São Paulo e Goiânia. Atualmente, o grupo tem no portfólio cerca de 500 produtos.