No ano passado, ocorreu um forte crescimento nas exportações de utensílios domésticos pelo Tecon Rio Grande, administrado pela Wilson Sons, maior operadora de logística portuária e marítima do mercado brasileiro.
Entre janeiro e novembro de 2023, houve salto de 287% no segmento em relação ao mesmo período em 2022.
Conforme a empresa, o movimento representa a recuperação da participação do mercado dos produtos brasileiros para casa e a retomada da confiança do mercado internacional. Até novembro de 2023, as exportações movimentaram 9.780 toneladas ante 2.529 toneladas no mesmo período em 2022.
— Alcançar aumento tão expressivo só foi possível porque pensamos nas melhores soluções para os clientes, com alternativas logísticas personalizadas. Esse avanço nas exportações contribui para a economia do Estado, fortalecendo a produção do Rio Grande do Sul no mundo — destaca Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande.
E como se trata de produtos para casa, quem pensou em uma origem acertou: mais de 90% foi da Tramontina, empresa que pe referência no mercado brasileiro nesse segmento. Os principais destinos responsáveis da exportações foram Estados Unidos, México e Peru.
— Ao utilizar o porto de Rio Grande, agilizamos a exportação, reduzimos custos logísticos e garantimos maior segurança na carga. Isso permite competir de forma mais eficiente no mercado internacional, ampliando as oportunidades de negócios e fortalecendo a economia do Estado, o que vem sendo comprovado com os avanços de nossa exportação — afirma Roselaine Pierdona, supervisora de vendas da Tramontina.
O Tecon Rio Grande recebe as principais linhas marítimas que fazem escalas no Brasil. Tem 900 metros de cais e área total de 735 mil metros quadrados.
* Colaborou Mathias Boni