No mercado desde 1996, a Bom Princípio Alimentos conseguiu em 2024 dar um importante passo em seu processo de expansão internacional. Neste ano, a empresa passará a exportar seus produtos para os Estados Unidos.
A entrada no mercado norte-americano foi marcada pelo registro da Bom Princípio no FDA (Food and Drug Administration), órgão federal responsável pelo controle de alimentos, medicamentos, cosméticos e outros produtos nos Estados Unidos - e conhecido por seu algo grau de exigência. O registro obtido no órgão é essencial para poder atuar nesse mercado.
No início das operações nos Estados Unidos, a empresa irá focar no "mercado da saudade", buscando atender aos brasileiros que residem no país. Vai oferecer produtos como doce de leite, recheios de frutas, goiabada cremosa e geleias de brilho para uso na confeitaria. Aos poucos, a Bom Princípio espera conquistar, além de brasileiros com paladar saudoso, também os americanos.
A estratégia de expansão passa por consolidar a empresa no cenário nacional e ampliar a presença no mercado externo. A empresa já exporta seus produtos para Guiana, Chile, Curaçao, Paraguai e Uruguai.
Além disso, no final de 2023, a Bom Princípio exportou seu primeiro contêiner para Angola. Os produtos serão vendidos em uma rede de supermercados local, que tem cerca de 100 lojas parceiras. O mix de produtos exportados para o país africano inclui a tradicional chimia, creme de avelã e chocolate cremoso para comer de colher.
* Colaborou Mathias Boni