Com produção em Porto Alegre, a Termolar encerrou 2023 com faturamento bruto de R$ 322 milhões, o maior de sua história. O valor representa crescimento de 11% em relação ao ano anterior.
No ano passado, a fabricante de produtos térmicos vendeu 10,3 milhões de produtos. A empresa projeta que o Ebitda, que representa lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, que será oficializado em abril, também seja o melhor de sua história, superando o de 2010, ano que representou o melhor resultado até então.
No período, a Termolar registrou aumento de 41% nas vendas de caixas térmicas. Além disso, sua linha premium ganhou mercado, impulsionada pelo lançamento das linhas em parceria com o Grêmio e Luis Suárez, e o Internacional e ídolos da história do clube, com ambas representando aumento superior a 10% nas vendas da categoria.
— Tivemos um ano cheio da operação do nosso centro de distribuição no Espírito Santo, menor gasto geral de fabricação da nossa história, produtividade na casa de 80%, despesas comercias e administrativas cuidadosamente dimensionadas. Uma coisa incrível de comparar com 2010 é que a matéria-prima naquela época era bem mais cara e as despesas eram maiores, e ver que conseguimos um resultado operacional parecido significa que extraímos o máximo da nossa operação, compensando estas diferenças com produtividade e custos e despesas internas muito menores — destaca Natalie Ardrizzo, presidente da Termolar.
Outro fator importante para o crescimento da Termolar em 2023 foi a expansão de sua internacionalização. Além de participar das maiores feiras do setor no Exterior, a empresa abriu mercado em oito países, incluindo México, Israel e Panamá.
— Seguimos na nossa batida de internacionalização, participando de feiras globais e alcançando cada vez mais países. Os eventos de experiência relacionados a corrida de rua e o fortalecimento do nosso vínculo com o futebol, através dos jogadores mateiros, seguem como parte da nossa estratégia de marca — projeta Natalie.
* Colaborou Mathias Boni