A expectativa da maioria dos bares e restaurantes do Rio Grande do Sul que irão operar no Carnaval é positiva. Conforme pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no Estado, quatro em cada cinco bares abrirão as portas durante o feriado.
Desse total, 64% esperam faturar mais do que no mesmo período em 2023. O levantamento apontou que 28% projetam faturar o mesmo, e apenas 8% temem faturar menos do que no Carnaval passado.
No Estado, o Carnaval é marcado pelo forte deslocamento da população para o litoral. Por isso, alguns estabelecimentos da Capital costumam fazer um período de recessos por conta do movimento mais baixo.
— No Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas litorâneas e nas cidades com tradição de carnaval de rua, espera-se afluência maior. No entanto, em Porto Alegre, o movimento tende a ser menos expressivo — afirma o presidente da Abrasel no Rio Grande do Sul, João Melo.
A pesquisa também trouxe informações sobre o faturamento do setor em dezembro de 2023. No Estado, 50% dos estabelecimentos tiveram lucro no último mês do ano passado, 6% a mais em relação a novembro. Outros 16% tiveram prejuízo, e 33% ficaram em equilíbrio.
* Colaborou Mathias Boni