Ao completar 31 anos em 2023, a Selecionados Uniagro buscou expandir seu alcance no território nacional, principalmente na Região Sudeste. Com sede em Porto Alegre, a empresa abriu um centro de distribuição em Cajamar (SP), município a cerca de 60 quilômetros da capital paulista.
— Percebemos que, para sermos forte no Sudeste, enfrentar a concorrência local, principalmente em São Paulo, precisaríamos ter um posto avançado na região, para reduzir o tempo de abastecimento para os clientes e o prazo de entrega dos pedidos para os varejistas e restaurantes. Então, seguindo o caminho de outras empresas gaúchas que tiveram êxito no mercado paulista, abrimos esse centro de distribuição em Cajamar com um parceiro local, que é um operador logístico especializado — afirma o diretor comercial Pedro Calazans.
Depois de seis meses de funcionamento, a operação de distribuição já representa 10% do faturamento da empresa, expedindo pedidos diariamente para cerca de 200 pontos de venda, relata Calazans.
— Nossa principal estratégia para 2024 é a consolidação da marca em São Paulo. Temos bastante espaço para expandir, e como consequência, buscamos crescer também nos Estados vizinhos, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Temos clientes em todo Brasil, em cidades como Manaus, Pará, Recife, mas nosso principal foco para o próximo ano é consolidar nossa atuação em São Paulo e no sudeste — reforça o diretor.
A empresa atua com diferentes linhas de produtos: Uniagro Gourmet (passata, azeitonas e cogumelos), Uniagro Monde (seleção de azeites, óleos, acetos, vinagres e glazés), e Uniagro Equilíbrio (frutas secas, granolas e snacks saudáveis). Também trabalham com a Linha Feliz, com embalagens coloridas e produtos mais acessíveis.
Apontando desafios nos mercados interno e externo, Calazans informa que a Selecionados Uniagro cresceu 10% neste ano, ante projeção inicial de 15%.
— Este foi um ano de desafios, com muitas mudanças a nível nacional e global, guerras, variações econômicas, eleições em outros países, Brasil com um novo governo, inflação elevada. Isso afetou o segmento varejista, sentimos o mercado mais retraído, exigindo que fizéssemos um esforço maior, como o investimento em São Paulo. Conseguimos crescer 10%, nosso objetivo era um pouco maior, mas dado o contexto não podemos reclamar — afirma.
A Uniagro importa cerca de 75% dos insumos de seus produtos, de mercados como Argentina, Turquia, Egito, Espanha e Itália, entre outros. Os argentinos, por exemplo, são os principais fornecedores em volume, o que faz Calazans acompanhar de perto a situação no país. O diretor comercial da Uniagro foi, inclusive, presidente da Câmara Empresarial Argentino-Brasileira no Rio Grande do Sul.
— Temos ótima relação com a Argentina desde a fundação da Uniagro, e também um dos maiores parceiros comerciais do próprio Rio Grande do Sul. Mesmo mesmo com uma dificuldade ou outra, a gente sempre manteve o fluxo. Agora, estamos otimistas com o novo governo, porque vem com um olhar de facilitação do comércio. Entendemos que, com menor barreira comercial, tirando as licenças e retenções, poderemos ter menor custo do produto, e repassar um melhor preço para o consumidor final. Precisamos ver como será na prática, mas a perspectiva futura é positiva — projeta.
* Colaborou Mathias Boni