Há empresas que desenvolvem projetos de inclusão paralelos - essenciais para quem aposta em negócios com propósito - e outras que transformam seus próprios produtos em ferramentas inclusivas.
Entre essas, está a Tramontina, que desenvolveu duas opções para facilitar a vida de pessoas com necessidades especiais sem fazer pesquisa de mercado e sem calcular em separado o valor do investimento - ou seja, pensando no propósito, não no lucro.
Uma é a linha de talheres ForAll, para pessoas com doença de Parkinson ou outras condições clínicas que alteram o movimento dos braços e mãos. Foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que fez pesquisa com pacientes.
Outro é o conjunto Beni, para atender crianças com demandas específicas. O nome é homenagem a Benício, um menino de três anos diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O desenvolvimento teve consultoria da mãe de Beni, Janaína, do Instituto do Autismo (IDA) de Recife (PE).
— Não fizemos pesquisa de mercado para avaliar potencial de vendas, nem temos estimativa do valor do investimento. É um projeto que começou ainda em 2015, por provocação da Zon Design, nosso braço de desenho de produtos, comandado por uma das acionistas, Beatris Scomazzon. Estamos olhando para o ESG (sigla em inglês para governança corporativa, social e ambiental), que também é inclusão — diz Marcos Grespan, diretor da área de cutelaria da Tramontina, em Carlos Barbosa.
Os talheres são mais leves, têm desenho específico e cabos com textura que ajuda a não escorregar na mão, tanto na versão totalmente de aço inoxidável quanto com cabos de plástico, que pesam ainda menos.
— Não vamos resolver todos os problemas, mas ajuda quem tem dificuldade de coordenação motora. E como é bonito, pode ser usado por todos à mesa, o que inclui ainda mais, por isso se chama ForAll — .
Na unidade de Pernambuco, nasceu o conjunto Beni, que tem mesa com tampa para guardar materiais e quadro de atividades que ajuda a criança a planejar sua rotina, com tarefas simples, como café da manhã, banho e atividades escolares, feito em tons mais suaves (azul e rosa pastel).
— A Tramontina está se dedicando a promover a inclusão em seus produtos e serviços. Isso abrange conscientização e consideração das necessidades de grupos de consumidores que, porventura, tenham sido negligenciados no passado. Percebemos a necessidade de um olhar mais amplo para as crianças com as chamadas necessidades ocultas — afirma Rui Baldasso, diretor da Tramontina Delta, que fica em Moreno (PE).
* Colaborou Mathias Boni