Este pode ser um marco para o Estado localizado no extremo sul do Brasil, onde tendências globais às vezes demoram a chegar: a tradicional Mercopar definiu o conceito de ESG (governança corporativa, social e ambiental) como tema da sua próxima edição.
Assim, as boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa vão permear os conteúdos dos quatro dias de programação da maior feira de inovação industrial da América Latina, promovida por Sebrae-RS e Fiergs de 17 a 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.
O evento também vai incorporar neste ano 6 mil metros quadrados de área construída, totalizando 38 mil, crescimento de 18,75% em relação ao ano passado.
— A Mercopar hoje é um evento consolidado no calendário econômico do Estado, ganhando projeção nacional. Em 2023, vamos fortalecer sua vocação como evento gerador de negócios e fonte de conteúdo técnico de valor — destaca o presidente do conselho deliberativo estadual do Sebrae-RS, Luiz Carlos Bohn.
Em 2022, a edição da feira reuniu 512 expositores, dos quais 80 startups, e gerou recorde de R$ 430 milhões em negócios, aumento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e de 200 horas de conteúdo focado em segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
— A Mercopar é uma feira de inovação industrial que ocorre de forma ininterrupta desde a sua primeira edição, o que demonstra a força e a importância das empresas gaúchas na cadeia produtiva industrial. Hoje temos soluções e oportunidades que estão conectadas ao que há de mais inovador do mercado global — destaca o presidente do Sistema Fiergs, Gilberto Porcello Petry.
De fato, para se conectar ao mercado global, ESG é fundalemental.
* Colaborou Mathias Boni