O Hospital Banco de Olhos, que foi adquirido pelo grupo São Pietro em 2021, consolidou-se como referência no ensino de oftalmologia.
A cada ano, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) avalia todas as instituições que têm residência médica na especialidade. Na média dos últimos três anos, o programa do HBO se manteve em primeiro lugar na Região Sul, e em sétimo em todo o Brasil.
O ensino de pós-graduação em oftalmologia na instituição começou em 1988. Em 2006, teve início o programa de aperfeiçoamento em oftalmologia especializada, modalidade fellowship, e em 2011 foi formalizado no MEC.
Sob a coordenação de Ricardo Morschbacher desde 2014, a equipe de ensino é composta por 23 preceptores, distribuídos em subespecialidades. Desde o início do programa, já foram formadas mais de 30 turmas de especialistas na instituição.
— O programa de residência da instituição sempre foi de excelência, e o desempenho dos residentes na área, mediante avaliação do curso, chancela a posição do hospital como o primeiro da Região Sul — afirma Morschbacher.
Referência em doenças oculares e maior prestador de serviços SUS na área de oftalmologia do Estado, o HBO baseia sua residência em dois pilares, segundo Morschbacher. O primeiro é o aporte de pacientes atendidos, o segundo é o ensino do ponto de vista teórico e o desenvolvimento de habilidades em vários procedimentos, resultado da presença constante do preceptor junto ao residente.
O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas administra instituições especializadas. Além do Hospital Banco de Olhos, abrange o Prime Day Hospital, especializado em urologia. O grupo tem operações em Porto Alegre, Canoas, Portão, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá.
* Colaborou Mathias Boni