A coluna andava de olho no rápido crescimento do Grupo São Pietro Saúde, mas não contava com este movimento: a empresa vai assumir as operações do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, maior centro de oftalmologia do Sul.
Depois de um ano de transição em 2022, a rede italiana Verzeri passará todas as atividades de atendimento à saúde do hospital ao São Pietro, mantendo a propriedade dos imóveis. O acordo foi assinado nesta terça-feira (7).
Com 65 anos, o Banco de Olhos era administrado pela congregação católica Filhas do Sagrado Coração de Jesus. O nome Verzeri é o sobrenome da fundadora da ordem, Teresa. Segundo um dos diretores e fundadores do São Pietro, Daniel Giaccheri, o acordo é de "concessão". Não é uma compra, tecnicamente, porque não houve pagamento. Para efeito dos serviços de saúde, equivale a uma aquisição, porque a partir de 2023, o CNPJ atual dará lugar ao do São Pietro.
— Para elas (as freiras da congregação), o valor não era importante. Eles pesquisaram muito sobre nós, o negócio passou por aprovação na Itália, porque queriam seriedade no compromisso de manter o atendimento pelo SUS — detalha Giaccheri.
O pagamento que o São Pietro fará à Verzeri será em forma de aluguel pelas instalações. O acordo também passa por manter a residência de algumas irmãs que ainda moram nas instalações do hospital. As negociações começaram ainda em 2019, detalha Giaccheri, depois de contatos para troca de informações em uma das área de especialização do grupo, a oftalmologia a outra é urologia.
— Houve convergência, porque tínhamos expertise de bom atendimento do SUS, e elas buscavam alguém com especialidade na área que desse essa garantia, escalonando a parte da medicina privada que já existe lá — completa Luciano Zuffo, também diretor e fundador do São Pietro.
Em 2023, quando o São Pietro assumir a gestão por completo, depois do ano de transição, o Hospital Banco de Olhos passará por uma revitalização, tanto externa quanto interna (projeção na foto acima). A coluna quis saber se o grupo quer se tornar um consolidador, comprando outros negócios, ou se está ganhando musculatura para "ser consolidado" no futuro. Giaccheri respondeu assim:
— Sinceramente, nada está descartado. O São Pietro até pode vir a ser consolidado, desde que seja por um grupo com os mesmos princípios, trabalho sério e lucratividade, mas fazendo as coisas certas, atendendo bem e levando saúde de qualidade. Nosso crescimento é reflexo da credibilidade que conquistamos. Focamos em duas especializações, entre outros motivos, porque só grandes grupos vão se tornar referência. Quando centramos, criamos processos melhores e temos maior controle.
O que é o grupo: com 10 anos de atividades, o Grupo São Pietro Saúde atua em oftalmologia, urologia e traumatologia, além de gestão sênior, focada no bem-estar físico e mental da terceira idade. Com matriz no São Pietro Prime Day Hospital em Porto Alegre, tem unidades de Uro & Oftalmo Center em Canoas e Taquara, clínicas de oftalmologia em Portão e Esteio, e unidades conveniadas ao SUS na Capital e Região Metropolitana.