Conhecida marca gaúcha de chocolates, a Lugano, fundada em Gramado, acaba de abrir mais um mercado internacional: o Canadá.
A mercadoria exportada – um milhão de trufas - foi enviada de navio na semana passada ao país, dois anos depois de a Lugano ter começado a exportar para os Estados Unidos. Os sabores caramelo, morango e ao leite serão vendidos na rede varejista Dollar Tree.
A expansão é considerada natural para a Lugano, dada a proximidade geográfica entre Canadá e Estados Unidos. Até o final do ano, outros quatro contêineres de chocolate serão enviados à América do Norte. Augusto Schwingel Luz, CEO da marca, adverte para uma mudança de perfil do comércio exterior no segmento: a redução dos pedidos sazonais:
— Alguns clientes estrangeiros não estão encomendando para campanhas, como a de Natal, por exemplo, com medo de não vender, mas seguem comprando para o dia a dia.
No Brasil, a Lugano acabou de abrir mais uma unidade própria. Desta vez, na turística Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca (PE). Hoje, a companhia produz em Gramado cerca 100 toneladas de chocolate ao mês, somando faturamento anual que supera os R$ 100 milhões.
* Colaborou Mathias Boni