Uma das esculturas mais emblemáticas de Porto Alegre agora também tem representação em Gramado. A churrascaria Chama de Fogo, na cidade turística da Serra, resolveu replicar a icônica estátua do Laçador.
Medindo 2,4 metros por 1,1 metro, a obra levou quase meio ano para ser concluída. O autor é o artista uruguaio Alejandro Arnutti, que replicou a estátua original, feita pelo escultor gaúcho Antônio Caringi, em adaptação licenciada.
Arnutti, radicado em Uruguaiana há 20 anos, tem na figura do gaúcho e na vida no campo o principal tema de suas obras. Segundo o artista, a versão gramadense do Laçador foi a maior escultura que já produziu.
— É um alto relevo complexo, pois precisava dar uma ideia de escultura tridimensional. Começou com a criação da primeira versão em material maleável, com plastilina. Depois se fez o molde para passar para um material extremamente rígido, que foi a borracha de silicone. Aí foi usada fibra de vidro para o resultado final — descreve o uruguaio.
A réplica da escultura do Laçador complementa a decoração da Chama de Fogo. A churrascaria foi reinaugurada no final de março, depois de receber R$ 5,5 milhões de investimento. Depois da obra, saltou dos antigos 429 para 800 metros quadrados, e ampliou sua capacidade de 150 para 200 pessoas.
* Colaborou Mathias Boni