Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a JBS está construindo uma fábrica de rações em Seberi, no noroeste do Estado. A nova unidade tem previsão de gerar até 110 empregos diretos, e a produção abastecerá suinocultores de 36 municípios próximos.
O investimento na obras é de cerca de R$ 250 milhões. Conforme a empresa, com o aumento previsto na oferta de ração os produtores integrados poderão duplicar a capacidade de criação de animais até o final deste ano. Isso tem potencial para transformar a região na principal produtora da suinocultura gaúcha.
Localizada no mesmo terreno da planta industrial de Seberi, a nova fábrica de rações ocupará área total de 63 mil metros quadrados, dos quais 48 mil são de área construída. Terá capacidade para produzir 50 mil toneladas do insumo por mês. A planta abastecerá mais de 300 famílias produtoras de suínos integradas da Seara.
Com a nova fábrica, a JBS aposta na ampliação do processamento de suínos da Seara no Rio Grande do Sul. Atualmente, a companhia tem cerca de 40 fábricas de rações em operação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A construção da fábrica em Seberi faz parte dos investimentos anunciados pela JBS em abril de 2021, de R$ 1,7 bilhão no Rio Grande do Sul. Os aportes realizados de 2021 a 2023 incluem expansão e melhorias em unidades em sete cidades gaúchas, entre as quais Seberi, ampliando a produção de proteína in natura e alimentos preparados para o atendimento das demandas dos mercados externo e interno.
* Colaborou Mathias Boni