Cerca de dois meses depois de fechar parceria com mais uma imobiliária gaúcha, a Guarida, a startup Loft, que é especializada em tecnologia aplicada à compra e venda de imóveis, lança mais um projeto em Porto Alegre. A empresa vai disponibilizar para duas imobiliárias parcerias, a Auxiliadora Predial e a Foxter, o acesso a um banco de dados alimentando com informações atualizadas sobre todos os imóveis à venda na Capital.
Segundo a proptech (como são chamadas as startups com soluções para o mercado imobiliário), a tecnologia foi pensada para " facilitar a rotina de quem atua na ponta do setor". Já que com o banco de dados, os corretores parceiros podem pesquisar todos os imóveis disponíveis para venda no marketplace da startup em um só lugar — antes, a busca deveria ser feita no site ou no sistema da própria imobiliária.
O projeto começou a ser testado no último trimestre (de outubro a dezembro) do ano passado, no Bairro Petrópolis. Diogo Elias, vice-presidente de parcerias da Loft, afirma que, com a mudança, aumentou em três vezes o número de visitas aos locais anunciados na região durante o período.
O objetivo, acrescenta o executivo, é otimizar o trabalho e ampliar a conversão de ofertas em vendas, por meio da base tecnológica exclusiva. O projeto, garante ele, tem potencial não só para gerar mais negócios, mas para reter talentos, uma vez que o acesso ao portfólio é algo que "valoriza a atividade dos corretores".
— Quando você pede um carro por aplicativo, você informa o destino e a empresa localiza um motorista. Você não precisa falar com 10 motoristas diferentes até encontrar um que te atenda. É esse modelo que queremos aplicar no mercado imobiliário – compara Elias.
Para desenvolver o banco de dados, a startup usou o sistema VistaCRM, da Vista Software, empresa com sede em Florianópolis comprada em março do ano passado. Na avaliação de Elias, o banco de dados também agrega vantagens para quem está vendendo um imóvel.
— Quem precisa vender um imóvel sabe como pode ser desgastante falar com vários agentes imobiliários ao mesmo tempo a fim de garantir uma boa visibilidade para o seu anúncio. Com a novidade, esse proprietário pode ter um único ponto de contato e, ainda assim, saber que sua propriedade está sendo considerada por todas as imobiliárias parceiras, aumentando as chances de receber visitas e fechar negócio — finaliza.
A trajetória da Loft em solo gaúcho
Desde a estreia da Loft no Rio Grande do Sul, em abril do ano passado, Porto Alegre tem estado no centro da estratégia da startup. Foi na Capital que a proptech testou também outros projetos, como a atuação 100% em parceria com imobiliárias.
A Loft desembarcou no Estado comprando a Foxter, depois se associou à Auxiliadora Predial, à Noblesse, Pier 36 e Guarida. Nos dois últimos casos, não se trata de fusão ou aquisição: é um alinhamento de negócios, em que as bases de imóveis passam para a ferramenta da Loft, formando uma só base de dados com todas as ofertas.
* Colaborou Camila Silva