Depois de estabelecer base em Porto Alegre comprando a Foxter, com 10 anos de atividade, em setembro passado, a startup Loft, especializada em tecnologia, fechou parceria com a maior imobiliária da Capital, a Auxiliadora Predial, para lançar seu site na próxima segunda-feira (11).
Desta vez, não se trata de fusão ou aquisição: é um alinhamento de negócios que transforma em estratégia um dos lemas da Loft, "win togheter" (ganhar juntos). Toda a base de imóveis da Auxiliadora vai passar para a ferramenta da Loft, formando com o estoque da Foxter uma primeira versão de shopping virtual de imóveis.
— O mercado de Porto Alegre é extremamente atrativo. Desde que firmamos a aquisição da Foxter, no ano passado, estávamos estruturando um modelo para entrar com ainda mais força. O lançamento da nossa plataforma une o que as duas empresas têm de melhor, a tecnologia da Loft e o conhecimento de mercado da Auxiliadora — disse à coluna Maria Oldham, vice-presidente de operações da startup paulista, sobre o apetite na Capital.
A executiva detalha que, na plataforma da Loft, não haverá imóveis tem duplicados, para assegurar que o que é listado lá está realmente disponível, e as informações sobre cada unidade são verificadas. Com sede em São Paulo, a Loft foi criada em 2018 pelo alemão Florian Hagenbuch e pelo húngaro Mate Pencz.
A parceria ainda prevê que a Auxiliadora passe a oferecer a seus clientes outros produtos e serviços do ecossistema da Loftk, como financiamento via Credihome — empresa comprada pela Loft no ano passado que promete redução de burocracia e do tempo para concessão de crédito habitacional — e CredPago, uma ferramenta para dispensar o fiador dos aluguéis.
Diretor de vendas e franquias da Auxiliadora Predial, Matheus Kurtz lembrou à coluna que a imobiliária, há 16 anos, foi pioneira ao introduzir franquias imobiliárias no Estado. Por isso, avalia ter inovação em seu DNA de 91 anos.
— A aproximação com a Loft é resultado de uma tendência de mercado muito forte, para evoluir para um modelo mais inteligente e mais produtivo. Queremos nos reinventar e ser protagonistas no mercado.
Kutz avalia que o mercado está mais focado em imóveis de alto padrão, porque o juro alto dificulta a venda de imóveis, mas relata que a Auxiliadora vem de dois anos "maravilhosos", com crescimento acima de 25%. A coluna quis saber se a pode mesmo ser considerada "a maior imobiliária de Porto Alegre", e Kurtz confirmou, ponderando que poucas empresas atuam em vendas, aluguéis e administração de condomínios:
— Tivemos vendas de R$ 1,3 bilhão em 2021, e a empresa é auditada por uma das big four (empresas de verificação de dados corporativos). Essas são comprovadas.