O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
A startup Tutto, de Caxias do Sul que atua na área de recursos humanos (RH), vai expandir a presença no país. Criada em 2021, a HRtech (como são chamadas as empresas que oferecem tecnologia para o RH) desenvolve plataformas para gestão de benefícios corporativos, como é o caso do vale-alimentação, por exemplo.
O alvo é formado por empresas com mais de 300 funcionários e a meta é ampliar o número de colaboradores gerenciados, dos atuais 13 mil para 25 mil até o final do ano. Atualmente, a carteira é composta por 50 clientes, a maioria da região Sul.
A expansão será viabilizada por um investidor-anjo, que já injetou R$ 2 milhões no negócio. A cifra servirá, principalmente, para aumentar a equipe comercial e fomentar outras iniciativas.
Segundo Elisangela Puhl, diretora de negócios da Tutto, o propósito é levar a digitalização para as empresas administrarem de forma mais eficiente os benefícios, seja para "aquelas que ainda usam planilhas" ou para as que "possuem mais de um fornecedor para gerir cada parte de todo o trabalho de gestão":
— Analisando informações de painéis e relatórios, o gestor consegue ver, por exemplo, se um determinado benefício, que não é compulsório, está com baixa adesão. Assim, ele pode reduzir esse custo e usar o orçamento em outros opções que podem gerar maior interesse dos colaboradores.
Elisangela afirma que, para os contratantes do serviço, a vantagem é facilitar a gestão dos benefícios oferecidos. Isso porque a plataforma calcula custos de contratação de fornecedores, programa lançamentos em folha de pagamentos e facilita o acesso das informações por parte dos funcionários.
* Colaborou Camila Silva
Leia mais colunas de Marta Sfredo