Agora chegou: no final da manhã desta terça-feira (28), o dirigível que vai sobrevoar Porto Alegre durante o South Summit já começa a ser visto nos céus limpos da capital gaúcha (veja como funciona no vídeo abaixo).
A aeronave construída por uma empresa de origem gaúcha recebeu certificado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 22 de dezembro de 2022 e foi contratada pela Fetransul para marcar a inovação que o transporte representa durante a feira que começa amanhã.
O tempo instável do final da semana atrasou um pouco a previsão de chegada à Capital, porque os voos são muito condicionados pelas condições atmosféricas. Mas o dia da chegada acabou oferecendo céu de brigadeiro para receber a aeronave. Nas localidades pelas quais passou na viagem de São Carlos (SP), onde foi construído, até Porto Alegre, o dirigível encantou algumas pessoas e assustou outras, que chegaram a comunicar os bombeiros que havia algo estranho no céu.
No entanto, não há motivo para susto: a aeronave ADB-3-3 usa gás hélio, que não é inflamável, para subir e descer (veja mais detalhes abaixo). Foi construída pela Airship do Brasil, integrante do Grupo Bertolini, com sede em Bento Gonçalves.
Como é o dirigível "gaúcho"
Como a coluna relatou, o projeto nasceu em 1994 e exigiu investimento de R$ 100 milhões da Airship do Brasil, empresa ligada à Transportes Bertolini, com sede em Manaus (AM), mas integrante do grupo de mesmo que tem sede no Estado e atua em mobiliário. A iniciativa foi de Irani Bertolini, que buscava um equipamento aéreo que atendesse às necessidades da Amazônia.
O tamanho: tem 46 metros de comprimento (o equivalente a quase meia quadra)
Capacidade atual de carga: uma tonelada
Capacidade de transporte de passageiros: cinco pessoas, além do piloto
Capacidade de carga ambicionada: 30 toneladas
Para que serve: neste momento, tem licença apenas para expor publicidade (caso da viagem que faz a Porto Alegre), mas no futuro quer ser um meio de transporte de carga
O que usa para flutuar e se mover: para subir e descer, usa gás hélio, que não é inflamável. Esse gás enche o "envelope", que tem outros dois balonetes. Quando se inflam, comprimem o hélio e o dirigível sobe, quando são esvaziados, o hélio se expande e o dirigível desce. O motor para locomoção é abastecido a querosene de aviação.