Durante a realização do South Summit, entre os dias 28 e 30 deste mês, um dirigível vai sobrevoar Porto Alegre.
O equipamento aéreo pode ser considerado gaúcho, mesmo desenvolvido em São Carlos (SP), porque é da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos Especializados (ABD), empresa do grupo Bertolini, com sede no Estado.
O dirigível foi contratado pelo Sistema Fetransul-RS, conforme seu presidente, Afrânio Kieling, "para mostrar como o transporte impulsiona o mundo e a inovação" (foco do South Summit):
— Fizemos este investimento, que não é pouco, pela estrutura que vai ser montada, mas com certeza vai ser um sucesso nos céus de Porto Alegre.
Um dos desafios, relatou Kieling, é buscar lugares para os pernoites do dirigível no trajeto de São Carlos a Porto Alegre, e inclusive na Capital, dado o tamanho do equipamento. Mas a participação especial aérea já está confirmada, com apoio de patrocinadores que ajudam a bancar a atração que vai percorrer a orla do Guaíba.
O dirigível tem 49 metros de comprimento e capacidade para acomodar até cinco passageiros, além do piloto, em sua gôndola. Conforme a fabricante, suas principais aplicações serão na agricultura, passeios panorâmicos, vigilância e controle de fronteiras, publicidade, inspeção de linhas de transmissão elétrica, prospecção mineral, segurança pública e treinamentos.
Em 22 de dezembro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu à ABD Certificado de Tipo para a aeronave ADB-3-3, após um processo que se estendeu por anos com apoio de empresas parceiras como Avionics Services e Latécoère.