Não saiu o especulado conselho de economistas ligado diretamente à Presidência da República, mas ao menos um dos criadores do Plano Real vai participar do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
Há pouco, em seu discurso de posse no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o presidente da instituição, Aloízio Mercadante, anunciou que André Lara Resende, que participou da equipe de transição, participará do Comitê de Estudos Estratégicos que será criado.
Além de Lara Resende, o comitê terá José Roberto Affonso, credenciado por Mercadante como "um dos pais da Lei de Responsabilidade Fiscal" - o que é verdade. Outro participante é o presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Corrêa de Lacerda.
Ao reapresentar integrantes do comando do banco de desenvolvimento, Mercadante afirmou que o fato de o novo conselho de administração ser presidido por Rafael Lucchesi, que foi diretor nacional do Senai, é simbólico:
— Queremos a indústria na linha de frente do BNDES.
Mas terá foco na preservação ambiental, já que integram o conselho o climatologista Carlos Nobre e a ex-ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira, para garantir à instituição uma visão ambiental e climática. Mercadante também afirmou que haverá, para dentro e para fora da instituição, a preocupação com equidade racial e de gênero.