Ainda antes de ganhar o mercado, os conceitos que compõem a sigla ESG (governança corporativa, social e ambiental) já eram aplicados na Lagar H, empresa de Cachoeira do Sul que fabrica azeite extravirgem.
Atualmente, a empresa integra o Sistema B Brasil, que inclui negócios sujeitos a padrões de desempenho social e ambiental, critérios de transparência e de responsabilidade em "equilibrar lucro e propósito".
— Produzir só para ganhar dinheiro nunca foi o nosso objetivo. Queríamos fazer um produto de alta qualidade usando as melhores técnicas e já entendíamos que o negócio não poderia nascer sem essas questões (relacionadas à ESG). Então, o foco sempre foi em alta qualidade, tecnologia, responsabilidade com a natureza e com os funcionários e uma boa governança — relata Glenda Haas, diretora e azeitóloga da empresa.
A ideia de plantar oliveiras foi do pai de Glenda. Para tirar o projeto sustentável do papel e pôr em prática na fazenda da família, a diretora, que é advogada de formação, foi para o Exterior.
Em 2015, viajou para Portugal, onde fez um curso de produção integrada, que prevê a fabricação de qualidade com uso de recursos e de mecanismos regulatórios que reduzam a contaminação do ambiente. No final do ano passado, a empresa ganhou a certificação que confirma essa prática, fornecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Depois de iniciar o plantio das oliveiras em 2014, a empresa só começou a comercializar os produtos em 2021. Em seguida, contratou a startup Akvo ESG, de Erechim, para realizar seu inventário de emissão de gases de efeito estufa.
—Quando estávamos no processo para nos tornar uma empresa do sistema B, decidimos fazer o inventário. O trabalho foi complexo, mas já tínhamos os dados, pois sempre nos preocupamos com isso. A Akvo trabalhou de forma ágil, fez o mapeamento e constatou que nossa empresa sequestra mais (gases) do que libera no ambiente. Ou seja, é carbono negativo — detalha Glenda.
Para desenvolver o inventário, as emissões da Lagar H foram medidas e divididas entre a agroindústria e a área do plantio, o olival. A partir do resultado, a empresa traçou metas e um plano de ação para reduzir ainda mais o volume de emissão.
Além da questão ambiental, a parte social e de governança também recebem atenção da empresa. A Lagar H tem código de cultura, ética e conduta. No documento, disponível no site (clique aqui para acessar) da empresa, temas como assédio moral e sexual são abordados.
ESG na Prática
Atividades econômicas sem responsabilidade social e ambiental estão se tornando obsoletas. Práticas ESG (governança corporativa, social e ambiental) não são "moda": fazem parte da mesma transformação que digitaliza negócios e interações pessoais. Inovação não é só tecnologia, mas também diversidade e inclusão. Esta seção mostra o ESG na prática. Sugestões podem ser enviadas para camila.silva@zerohora.com.br e marta.sfredo@zerohora.com.br.
* Colaborou Camila Silva