Na terça-feira (3), a declaração do novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, de que pretendia criar uma comissão com representantes de empregadores, empregados e governo para estudar uma possível revisão da reforma da Previdência foi o principal motivo da alta do dólar e da baixa da bolsa.
Demorou, nas nesta quarta-feira (4), veio o desmentido. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo Lula não tem planos de rever as mudanças aprovadas em 2019. E acrescentou que, caso surja alguma iniciativa nesse sentido, terá de passar por sua pasta.
— Só para tranquilizar. Sei que todo mundo tem direito a opinião, mas neste momento não há nenhuma proposta de reforma da Previdência ou coisa semelhante — disse Costa.
A informação foi dada no final da cerimônia que marcou a chegada de Geraldo Alckmin ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento e, antes de sair, se aproximou de Costa e trocou algumas palavras. Em seguida, veio o desmentido reiterado:
— Não há nenhuma proposta sendo analisada e pensada nesse momento para revisão de reforma, seja previdenciária ou outra. Neste momento não tem nada sendo elaborado.