Mesmo em fase de juro alto, que costuma impactar o mercado imobiliário, a Melnick obteve no primeiro semestre lucro de R$ 52 milhões, 93% acima do registrado em igual período de 2021.
Conforme o CEO da empresa, Juliano Melnick, a maioria das incorporadoras de capital aberto do centro do país teve dificuldade para repetir o bom desempenho do primeiro semestre do ano passado.
No caso das construtora gaúcha, explica, as vendas aumentaram, com destaque para o que internamente é conhecido como "torre de Cingapura" do projeto Nilo Square (foto acima), até agora o maior da história da empresa. Foram vendidas cerca de 80% das unidades que serão geridas pelo V3rso, unidade tech do hotel Emiliano.
A receita líquida da Melnick de janeiro a junho deste ano foi de R$ 513 milhões, 47% maior do que a do primeiro semestre de 2021. O empresário esclareceu que o fato de o lucro ter subido mais do que a receita não significa margens maiores. Na construção civil, esclarece, as empresas se apropriam dos lucros à medida que as obras avançam. O que permitiu a aceleração do lucro, afirma, foi a combinação entre mais vendas e bom andamento das construções:
— Nossos lançamentos somaram R$ 792 milhões no semestre, o que é um número interessante para o meio do ano. O segundo trimestre foi muito bom em vendas, tivemos um Meday (dia de promoções da construtora) muito forte, o melhor da história, e em maio e junho as vendas se mantiveram fortes.
Para explicar esse desempenho, o CEO detalhou que a construtora "fez ginástica", no final do ano passado, para reprogramar lançamentos. Focou nos destinados a alto ou médio alto padrão para este ano:
— São clientes que têm mais reservas e dependem menos de financiamento. Têm poupança maior e um apartamento para dar como parte do pagamento, aí fica menos exposto a juro.
Sobre os próximos passos, Melnick afirma que a empresa está "olhando lançamento a lançamento":
— Enquanto os clientes estiverem respondendo, vamos colocar produto no mercado. Como estão respondendo bem, estamos avançando com novos projetos. Este é um ano de Copa do Mundo, de eleições, os planos podem mudar. Mas o mercado é rei. Enquanto der resposta, vamos atendendo.
Conforme o CEO, ainda existe pressão de preço dos materiais, que a empresa controla por ter uma "presença muito grande na praça":
— A Melnick é uma das poucas empresas que conseguiram passar todo ano passado e este sem estouro de custos. Esse é um grande desafio para as empresas de capital aberto.