Fundado em 1990, em Gramado, o grupo gaúcho Sierra Móveis prevê a abertura de três novas lojas no Exterior neste segundo semestre. A primeira desta nova leva foi aberta em julho, em Punta del Este, no Uruguai. Em setembro, será a vez de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e em novembro, em Miami, nos Estados Unidos.
A empresa já está em 10 países além do Brasil, com 11 unidades em locais como Chile, Argentina, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Colômbia. Atuando hoje com cerca de 450 colaboradores, o grupo tem previsão de crescimento de 30% no faturamento comparado a 2021.
Em 2023, a rede planeja chegar a Portugal e aos Emirados Árabes Unidos. Segundo o presidente do grupo, André Tissot, o plano de expansão e as novas movimentações servem para reforçar a posição em mercados em que a Sierra já atua, e projetar novas opções de mercado para consolidar sua atuação internacional.
— A possibilidade de atuar em mercados promissores incentiva nossa participação em outros países, além de fazer parte da política da empresa. O público aceita e reconhece o diferencial do estilo brasileiro, e isso nos impulsiona a seguir nesse caminho — explica Tissot.
Com 55 operações em solo brasileiro, a empresa também planeja novas unidades no país, com a previsão de lojas em Maceió (AL), João Pessoa (PB), Sorocaba (SP), Itapema (SC), Itabuna (BA) e Maringá (PR). No ano passado, a Sierra Móveis inaugurou uma megaloja em Gramado, com 3,2 mil metros quadrados e cerca de 700 produtos expostos.
* Colaborou Mathias Boni