O segmento de decoração foi um dos beneficiados pela pandemia. O aumento na demanda por produtos para tornar a casa mais agradável permitiu à Sierra Móveis, de Gramado, resultados robustos que sustentam a expansão da marca.
Discretamente, a rede abriu uma das maiores lojas-conceito do país na cidade serrana onde tudo começou. São 3,2 mil metros quadrados que abrigam cerca de 700 itens expostos em 25 ambientes, organizados em espaços como jantar, living, dormitórios e garden.
– Não teve festa de inauguração, o momento não recomenda. Fomos abrindo a loja, trazendo parceiros de todo o Brasil – disse à coluna André Tissot, presidente do Grupo Sierra.
A aposta em uma megaloja foi reflexo da mudança de comportamento durante a pandemia, relata:
– As pessoas ficaram mais dentro de casa, e sentiram a necessidade de ter mais conforto. Com a pandemia, houve uma mudança muito grande na forma de viver, com mais atenção ao bem-estar da família. Para nós, foi muito bom, porque as pessoas estão renovando suas casas e investindo mais internamente.
Esse crescimento, detalha, abriu vagas para cerca de cem funcionários na produção de móveis em Gramado. Na cidade, segundo o empresário, é difícil encontrar mão de obra disponível. Mesmo com a perspectiva do abrandamento das restrições com a queda no número de casos de covid-19, Tissot aposta que a atenção à casa não vai diminuir. Por isso, projeta crescimento entre 30% e 40% para o próximo ano. E como trabalha com madeira, a Sierra não sofre por falta de matéria-prima:
– Para nós, normalizou muito. Há poucos insumos que ainda estão faltando, mas trabalhamos com 100% de madeira maciça obtida em árvores de reflorestamento, mas sei que quem depende de MDF ainda enfrenta problemas.
O próximo ano deve assinalar o desembarque da marca em Miami (EUA) e em Estoril (Portugal), nos dois casos por meio de franquias. A unidade de Gramado é a única própria da rede, que tem 72 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Segundo Tissot, as duas têm abertura prevista até março de 2022.