A pandemia não travou nenhum projeto na Sierra Móveis, de Gramado. Na semana passada, a coluna relatou o avanço na produção e venda de móveis para orçamentos mais modestos, com propriedades antibacterianas.
A diversificação dos negócios também cruza segmentos: o grupo passou a investir no setor imobiliário, com o La Liberté. É um projeto de multipropriedade, em parceria com The Registry Colection, que oferece espaços em imóveis de luxo de Veneza ao Havaí.
Segundo Tiago Antunes, diretor de marketing do Grupo Sierra, o nome La Liberté não se deve apenas ao estilo francês da fachada, mas do conceito de comprar o direito de passar 15 dias por ano em acomodações de luxo em Gramado ou em qualquer lugar do mundo, com o serviço da administradora desse tipo de propriedade.
– É um investimento e também uma ponte para imóveis de alto padrão no mundo inteiro – detalha o executivo.
O modelo é diferente do "time sharing", que só dava licença de uso. No conceito atual, há registro de propriedade definitiva do imóvel. Há previsão de construir quatro torres na estrada entre Gramado e Canela, a cerca de 700 metros da Rua Coberta, com vista para o Vale do Quilombo. Uma delas já está erguida e pronta para visitação, obedecendo aos protocolos de segurança. As unidades têm entre 125 e 440 metros quadrados, nesse caso com quatro suítes. E, claro, são totalmente mobiliadas pela Sierra. Segundo Antunes, o preço para 1/12 da propriedade começa em R$ 335 mil. Ponder que o custo de um imóvel para uso exclusivo não seria inferior a R$ 5 milhões.
As vendas, que começaram discretamente em setembro, já representam 15% do total das unidades disponíveis. Diante da dúvida da coluna sobre a aceitação da proposta de compartilhar imóveis em tempos de pandemia, Antunes afirmou que os imóveis só devem começar a ser ocupados em 2022. Mesmo assim, afirma que todas as salvaguardas de higiene e precaução foram previstas no desenho da operação. O condomínio terá um administrador hoteleiro, que ainda está em negociação com o grupo.
A origem do terreno, relata Antunes, foi um investimento antigo em área rural do proprietário do grupo, André Tissot. Com a expansão de Gramado, o terreno acabou integrado ao plano urbano. O projeto começou antes da pandemia, porque havia "vontade de investir no mercado imobiliário". Como a Sierra Móveis é fornecedor de incorporadoras de alto padrão em todo o país, identificou a oportunidade. Nesse caso, diz o diretor de marketing, é só uma coincidência que as vendas tenham começado nesse período de retomada do mercado imobiliário.
– Íamos entrar de qualquer maneira, fomos gentilmente atropelados pela pandemia – afirma Antunes, adiantando que há dois outros projetos imobiliários da Sierra em estudo de viabilidade.
afirma que "passamos por uma renovação, mudanças impostas e outras previstas". Isto parece, na sua opinião, desdobrar para um modelo híbrido, que atende aos anseios particulares de cada indivíduo, refletindo um conceito antigo, mas que permanece moderno: felicidade no trabalho é igual a alto rendimento.
"Aquele modelo de um escritório rígido, com paredes organizacionais, onde toda a experiência de trabalho se esgotava, terminou, avalia o fundador e CEO da Tarvos Partners e Martins Rillo, Roberto Martins, considerando que foi com este espírito de transformação, flexibilidade, qualidade do ambiente e das relações de trabalho, que a empresa optou por redefinir a proposta de convivência na organização.
"Reconhecendo todas as mudanças, a empresa continua apostando no conceito Hubquarter para realizar suas atividades, explica Roberto Martins. Mesas compartilhadas, área de convivência para clientes e divisões orgânicas que se encaixam e estimulam as características de Soft Skill do time e de parceiros, além de salas de reuniões e áreas de convívio para os colaboradores. "É o resgate do conceito "espaço do corredor ou do cafezinho", potencializando as grandes ideias e soluções. Foi exatamente o que trouxe este novo normal. O necessário engajamento das pessoas com liberdade e responsabilidade, com um olhar do todo, trazendo um resultado positivo para a organização e seus clientes".
Para ele, "hoje o local de trabalho" é uma área multidimensional, colaborativa e de partilha. Uma rede, constituída por profissionais que trabalham em casa, na sede ou em coworking. Um espaço para engajamento mais parecido com um ambiente para eventos, oportunidades e tecnologias, que agregam à comunidade e estimulam pessoas. Esta é uma nova tendência", conclui.
O HUBQUARTER Tarvos Partners e da Martins Rillo fica localizado no bairro moinhos de vento em Porto Alegre. Um espaço criado para receber colaboradores, clientes, amigos e parceiros.
—
* Colaborou Camila Silva