Conhecida por suas peças de luxo, em madeira maciça, a Sierra Móveis, de Gramado, está investindo em um negócio em outra faixa de renda. Depois de quatro anos de pesquisa e experiências, vai apostar em uma nova rede de lojas, com a marca Noca, de móveis em polivinil, que tem propriedade antibacterianas.
Com a experiência das 80 lojas Sierra distribuídas pelo Brasil – a marca está em todas as capitais –, o plano do empresário André Tissot agora é chegar ao final de 2021 com pelos menos 50 pontos de venda Noca no país.
O que na indústria de móveis é chamado de polivinil é uma espécie de PVC, detalha, que tem composição a base de cloro-soda. É a mesma substância usada na água sanitária, para desinfecção. Por isso, afirma Tissot, não cria bactérias, fungo ou mofo. A coluna ficou curiosa sobre como a Sierra fez a ponte entre madeira maciça e um produto sintético.
— Queria uma opção que tivesse as mesmas propriedades, de não inchar, não propagar fogo, e fosse totalmente reciclável, com custo mais baixo. Nossa proposta é que, depois de determinado tempo, recompramos o móvel, porque volta a ser matéria-prima — respondeu o empresário.
A marca dos móveis para cozinha, lavanderia, banheiro, closet, quarto e sala, explica, é uma abreviação de "nossa casa". Já tem seis lojas abertas – Gramado, Gravataí, Garopaba, Balneário Camboriú, Blumenau e Brusque –, com planos de acelerar inaugurações.
Estão encaminhadas 20 até março e há expectativa de chegar a 50 até o final do próximo ano. Em Porto Alegre, está prevista a abertura de dois pontos de venda da Noca até o final do ano, em shoppings da Capital.
— Estamos trabalhando nesse projeto há quatro anos para chegar ao ponto ideal. São kits de polivinil, revestidos, com aparência de madeira. O cliente leva e nós montamos na casa dele. As portas têm tela, vidro, espelho — detalha Tissot.
Conforme o empresário, a parada de muitas fábricas durante a pandemia, associada com o aumento no consumo de produtos para casa faz com que falte espuma, aço e até tecidos para produzir móveis.
— Está tudo muito complicado. Nos últimos sete meses, algumas indústrias chegaram a ficar 60 dias paradas. E já vínhamos em crise nos últimos cinco, seis anos. Antes da pandemia, reduzi em 50% o número de funcionários, porque o mercado interno encolheu. Estou feliz por ter mantido empresa de pé. Com as pessoas dentro de casa, quando abriu a porteira ficou todo mundo louco para consumir, não tem produção suficiente. Mas entre janeiro e fevereiro tudo deve voltar à normalidade.
O projeto teve investimento de cerca de R$ 10 milhões e, ao menos por enquanto, Tissot usa a estrutura de terceiros para produzir os kits em polivinil.
afirma que "passamos por uma renovação, mudanças impostas e outras previstas". Isto parece, na sua opinião, desdobrar para um modelo híbrido, que atende aos anseios particulares de cada indivíduo, refletindo um conceito antigo, mas que permanece moderno: felicidade no trabalho é igual a alto rendimento.
"Aquele modelo de um escritório rígido, com paredes organizacionais, onde toda a experiência de trabalho se esgotava, terminou, avalia o fundador e CEO da Tarvos Partners e Martins Rillo, Roberto Martins, considerando que foi com este espírito de transformação, flexibilidade, qualidade do ambiente e das relações de trabalho, que a empresa optou por redefinir a proposta de convivência na organização.
"Reconhecendo todas as mudanças, a empresa continua apostando no conceito Hubquarter para realizar suas atividades, explica Roberto Martins. Mesas compartilhadas, área de convivência para clientes e divisões orgânicas que se encaixam e estimulam as características de Soft Skill do time e de parceiros, além de salas de reuniões e áreas de convívio para os colaboradores. "É o resgate do conceito "espaço do corredor ou do cafezinho", potencializando as grandes ideias e soluções. Foi exatamente o que trouxe este novo normal. O necessário engajamento das pessoas com liberdade e responsabilidade, com um olhar do todo, trazendo um resultado positivo para a organização e seus clientes".
Para ele, "hoje o local de trabalho" é uma área multidimensional, colaborativa e de partilha. Uma rede, constituída por profissionais que trabalham em casa, na sede ou em coworking. Um espaço para engajamento mais parecido com um ambiente para eventos, oportunidades e tecnologias, que agregam à comunidade e estimulam pessoas. Esta é uma nova tendência", conclui.
O HUBQUARTER Tarvos Partners e da Martins Rillo fica localizado no bairro moinhos de vento em Porto Alegre. Um espaço criado para receber colaboradores, clientes, amigos e parceiros.
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* Colaborou Camila Silva