Pensando nas férias de julho? Surgiu uma nova opção: a Latam vai retomar a rota Porto Alegre-Lima, com três voos semanais, a partir de 2 de julho.
É a primeira rota internacional a ser retomada pela companhia na capital gaúcha — já voltaram as conexões diretas a Lisboa e a Buenos Aires —, que havia começado em dezembro de 2019, mas foi interrompida em abril de 2020 pela pandemia de covid-19.
Os voos já estão disponíveis nos canais digitais da Latam. A coluna fez uma simulação com ida em meados de julho e volta no final do mês e chegou ao valor de R$ 6.994,17, com bagagem despachada nos dois trechos. É para quem tem orçamento, mesmo.
A retomada será com aeronaves Airbus A320 com capacidade para até 176 passageiros (oito em classe Premium Economy e 168 em Economy). De Porto Alegre para Lima, o voo terá cinco horas e 15minutos de duração e decolará às 7h15min de segundas e quintas-feiras, às 7h45min aos sábados. De Lima para Porto Alegre, o voo terá quatro horas e 35 minutos de duração e decolará sempre às 23h30min (às quartas-feiras, sextas-feiras e domingos).
A Latam informou à coluna que segue recuperando e até ampliando a sua operação no Rio Grande do Sul após os efeitos de dois anos de pandemia e o recente movimento de retomada de viagens domésticas e internacionais em todo o Brasil. Neste mês, teve alta no Estado de 19% na oferta de assentos (pelo critério ASK, sigla em inglês para assentos-quilômetros oferecidos) em relação a maio de 2019, bem antes da pandemia, portanto.
A ampliação da oferta decorre em boa parte da maior oferta de voos na rota Porto Alegre-São Paulo/Congonhas (de 58 para 67 semanais). As conexões com Brasília (12 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (48 voos semanais) e Rio de Janeiro/Santos Dumont (13 voos semanais) foram mantidas.
Em novembro passado, a Latam instalou em Porto Alegre seu despacho express de bagagem, em que o próprio cliente encaminha as malas para o compartimento coletivo. Segundo a empresa, isso permite reduzir em 50% o tempo de atendimento. Até agora, o serviço já está disponível em 10 aeroportos brasileiros com o serviço.