Neste dia mundial do jeans (será que existe um congresso planetário que define esses 'dias mundiais'?), a Lojas Renner e a Youcom, rede da mesma empresa especializada em público jovem, estão lançando as primeiras peças do país 100% rastreadas por blockchain.
Nunca ouviu falar? É a tecnologia que permitiu o surgimento do bitcoin e de várias outras criptomoedas e, para muitos especialistas, o que vai sobrar se essa febre de fato passar.
A tecnologia permite o acompanhar desde o cultivo do algodão até a fabricação das roupas. É resultado de parceria com o programa SouABR (Sou de Algodão Brasileiro Responsável), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A Abrapa desenvolveu a solução com a startup Ecotrace. É uma resposta à crescente cobrança por sustentabilidade ambiental e social de investidores e consumidores.
Nessa etapa, a Renner vai usar a rastreabilidade por blockchain em três modelos de calça jeans feminina que estão sendo vendidos a partir desta sexta-feira (20), e a Youcom, em outros dois que começam a ser vendidos na segunda quinzena de junho, no e-commerce e em algumas lojas físicas.
A tecnologia blockchain criptografa e registra os dados de forma descentralizada, com vários elos (blocks) que vão confirmando cada etapa do processo (chain), garantindo a autenticidade dos dados e evitando fraudes. Toda a trajetória pode ser acessada por meio de um QR Code impresso nas etiquetas, que remete a um arquivo com os dados completos.
Além das fazendas produtoras de algodão, participaram do projeto a Vicunha Têxtil, nas etapas de fiação e tecelagem, e a Ease Confecções, na confecção. A certificação da Abrapa tem 183 itens de verificação, que começa por contrato de trabalho e condições dignas, passa por veto a qualquer tipo de discriminação, segurança e saúde dos trabalhadores e boas práticas de preservação ambiental.
A ambição da Lojas Renner é alcançar 100% de rastreabilidade dos produtos de algodão até o ano de 2030. Como parte desta evolução, a Renner atingiu, no final do ano passado, a marca de 81,3% das suas peças de vestuário com menor impacto ambiental e 99,15% dos produtos de algodão com matéria-prima certificada. Desde 2018, a Renner conta com o selo Re e, desde de 2020, a Youcom tem o selo YC Change, para estimular o consumo consciente e identificar os itens fabricados com algum atributo de sustentabilidade.