Nascida em Passo Fundo, uma empresa gaúcha dá mais um passo para se tornar uma multinacional.
A BSBios, que constrói uma biorrefinaria no Paraguai, comprou a MP Biodiesel, que funciona em Domdidier, na Suíça. Conforme a empresa, é parte do plano de investimento em negócios sustentáveis que tem como meta se tornar uma das três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo.
A empresa gaúcha já uma subsidiária comercial na Suíça há cinco anos. Em maio de 2021, passou a se chamar BSBios Switzerland, uma conexão na Europa de investimentos em biocombustíveis avançados.
— Estamos orgulhosos de dar mais esse passo, que reafirma nossa orientação de internacionalizar a BSBios. Com a operação, nos tornamos um produtor multinacional de combustível renovável, negociando e operando biocombustíveis de segunda geração. A operação tem potencial de crescimento e a planta está situada no centro da Europa, o que nos dá uma posição estratégica no continente — afirmou em nota Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBios.
Da frigideira para o tanque
A unidade suíça usa apenas óleo de cozinha usado, a maior parte de canola, e em menor proporção, de girassol, como matéria-prima de biodiesel. É uma produção que também tem papel de oferecer solução ambiental local. Com a compra, uma das primeiras providências da BSBios será investir para ampliar ampliar a estrutura de coleta e recepção do óleo de cozinha usado na Suíça, uma estratégia alinhada ao objetivo de gerar valor em negócios sustentáveis, segundo Battistella.
Nos próximos seis meses, a BSBios quer fazer aportes também para melhorar a eficiência do processo de produção, ampliar a capacidade e treinar a equipe comercial. Estuda, ainda, aumentar a oferta no curto prazo em parcerias com redes de distribuição. Conforme a empresa, o biodiesel produzido na Suíça tem maior qualidade do que o feito no Brasil por ter ponto de entupimento a frio em 20ºC negativos. No Brasil, o biodiesel "endurece" com 5ºC negativos. Na Suíça, a mistura mínima do biocombustível ao diesel fóssil é de 7%.
A MP Biodiesel foi fundada em 2005 por dois fazendeiros que cultivavam canola, Müller Hans e Pellaux Jean-Luc. Cada um tem metade da participação na MP Biodiesel e administram o empreendimento. A empresa tem um faturamento anual estimado em R$ 45 milhões, é 100% automatizada e tem capacidade para produzir 5,6 milhões de litros de biodiesel por ano.
Como parte do acordo, os proprietários apoiarão a transição por um período de dois anos. A planta fica no Cantão de Friburgo, a 121 quilômetros da BSBios Switzerland, em Genebra. A estrutura física tem cerca de 1,5 mil metros quadrados em área total de 3.236 metros quadrados.
O projeto no Paraguai
O primeiro projeto da BSBios fora do Brasil é o Omega Green, que é o maior investimento privado estrangeiro da história do Paraguai. Lá, vai produzir diesel renovável ou HVO, sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado, e querosene de aviação renovável (SPK/SAF), ambos destinados à exportação para Estados Unidos, Canadá e países da Europa.