O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Construída à beira da freeway, no bairro Anchieta, em Poto Alegre, a sede da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio-RS) será inaugurada oficialmente na próxima terça-feira (22). Com investimento de R$ 220 milhões, o empreendimento de 37 mil metros quadrados está em operação desde o ano passado.
Conforme a coluna informou, a sede recebeu a certificação Aqua de Construção Sustentável, por conta das boas práticas aplicadas na construção e no funcionamento do prédio. Concedida pela Fundação Vanzolini, a chancela é uma adaptação do documento francês Démarche HQE, considerada uma das certificações ambientais mais importantes do mundo.
No local, estão instaladas 1,2 mil placas fotovoltaicas, que representam 50% do consumo total de energia. Uma estação de tratamento de esgotos que trata 100% dos rejeitos produzidos no local e um sistema de pavimentação permeável e de tetos verdes (que viabilizam a captação de água da chuva para atender 100% da necessidade de água de reuso do prédio) também fazem parte do "combo" sustentável.
O empreendimento é composto por uma torre administrativa de novo pavimentos, centro de convivência com dois pavimentos, auditório com capacidade para mil pessoas, entre outros espaços. Ao todo, 500 colaboradores da Fecomércio, Sesc e Senac trabalham na nova sede.
* Colaborou Camila Silva