O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
O Grupo CMPC fechou parceria com a Valmet para o fornecimento de tecnologias e projetos de automação para a BioCMPC, fábrica da multinacional chilena de celulose, localizada em Guaíba.
Conforme a coluna adiantou em dezembro do ano passado, o investimento previsto pela CMPC no processo de modernização da fábrica é de R$ 2,75 bilhões. Sendo assim, o projeto é o maior em sustentabilidade da história do Estado.
Desde 2019, a Valmet trabalha em parceria com a CMPC em soluções remotas e em campo no monitoramento das linhas de enfardamento, no forno de cal e na caustificação, assim como na primeira parada geral na América do Sul durante a pandemia, utilizando óculos de realidade aumentada e suporte remoto de especialistas de diferentes partes do mundo.
A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia.
Desta vez, a parceria prevê implementação de processos como upgrade e atualização dos sistemas de monitoramento das linhas de enfardamento, acompanhamento da performance da caldeira de recuperação, entre outras medidas para os próximos anos.
Segundo o gerente de industrial internet da Valmet na América do Sul, Gabriel Silva, a equipe que fará parte do novo projeto terá um "olhar focado" em melhorias que auxiliem a tomada de decisão na fábrica:
— Ela (a equipe) será responsável por acompanhar e entender a operação da linha e irá propor estratégias, além de melhorar ainda mais a comunicação entre as equipes Valmet
- CMPC, papel fundamental para mantermos a forte colaboração que temos com o grupo.
* Colaborou Camila Silva