O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Uma pesquisa quantitativa constatou que as pessoas estarão mais predispostas a oferecer presentes de alto valor, se comparado ao Natal de 2020. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Porto Alegre) para a data comemorativa, 41% dos participantes devem realizar suas compras nesta época.
A abordagem com o consumidor porto-alegrense revelou que as compras de presentes para a família (76%), de ingredientes para a ceia (68%) e de itens para a confraternização com pessoas (57%) serão os motivos de maior investimento financeiro neste Natal e fim de ano.
Guardar dinheiro (52%), quitar dívidas (47%) e comprar roupas e acessórios para as festas (39%) também estão em alta.
Ainda segundo a pesquisa, cresceram as intenções de compras acima de R$ 500, na soma total de itens, e diminuíram, principalmente, para aquelas até R$ 200.
Dispor de valores entre R$ 200 e R$ 500 segue sendo o comportamento mais registrado desde o último ano até agora. Lançado para auxiliar empresários na data mais importante do calendário varejista, o estudo da Entidade aponta caminhos para uma melhor performance dos negócios.
Na avaliação do presidente da CDL POA, Irio Piva, o mapeamento do comportamento do consumidor é uma importante ferramenta para o lojista:
— Como o estudo apresentou, vemos o aumento do movimento, os consumidores nas ruas e as oportunidades de boas vendas para o comércio sendo ampliadas
O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, avalia a situação econômica nacional, que passa por um momento desafiador.
—Além de uma elevada taxa de desemprego e dos juros em trajetória de alta, o dinheiro, no fim de 2020, definitivamente não compra o mesmo valor em relação ao encerramento de 2021.
Apesar disso, Frank pontua que existe uma importante demanda reprimida em alguns setores, que deverá ser fomentada pela volta dos encontros presenciais.