Em dois anos, a busca por produtos veganos aumentou 187% nas redes Supper Rissul e MacroMix Atacado. O crescimento foi constatado pela UnidaSul, empresa que administra as redes. Somente até setembro deste ano, as vendes de produtos do segmento cresceram 22% em relação ao mesmo período do ano passado.
Conforme descreve o gerente de compras do varejo da UnidaSul, Vilson Valcarenghi, a empresa observa que os clientes já chegam nas lojas informados sobre quais produtos precisam.
— Uma das medidas que adotamos nas lojas foi concentrar todos os produtos veganos num só local, para facilitar o acesso — detalha Valcarenghi.
Produtos veganos são aqueles que não contêm matéria-prima animal. No caso dos alimentos, são veganos
aqueles que excluem carnes de todos os tipos, além de ovos e laticínios. Valcarenghi pontua que a UnidaSul considera o segmento promissor.
— Nós vemos, inclusive, parceiros da indústria com esse olhar. Na área de congelados, por exemplo, percebemos que há movimento para promover essas linhas de produtos. E a resposta do cliente é perceptível no aumento de vendas — afirma.
Segundo dados do Ibope, cerca de 30 milhões de brasileiros — 14% da população — são adeptos da alimentação vegetariana (que inclui ovos, leite e derivados). Desse total, 7 milhões de pessoas se identificam como veganos. A pesquisa foi encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).
* Colaborou Camila Silva