Quem passar pela Mercopar, feira de inovação que ocorre em Caxias do Sul, na Serra, entre 5 e 7 de outubro, poderá ver como funciona um robô colaborativo. Os equipamentos serão levados pela A2B Industrial, empresa que atua no setor de automação.
Segundo a empresa, o objetivo é demostrar ao público, de forma prática, como a robótica e a automação podem auxiliar no dia a dia.
No estande de 32 metros quadrados da empresa (que terá o dobro do tamanho em relação ao ano passado) estarão em demonstração robôs colaborativos de última geração da Mitsubishi Electric. A ideia é de que as pessoas possam interagir com o equipamento por meio de um quiz. Caso as respostas para as perguntas estejam corretas, o robô fará uma surpresa aos participantes. A empresa gaúcha tem parceria com os asiáticos desde o ano passado.
Segundo CEO da empresa, Moisés Maciel, a A2B Industrial quer se tornar uma referência no mercado quando o assunto for robotização de processos nas indústrias. A empresa tem como meta alcançar valor de mercado de R$ 2,5 bilhões até 2030.
Segundo a Federação Internacional de Robótica (IFR, na sigla em inglês), os dados de 2017 mostram o Brasil na 39ª posição entre os 44 países que investem no segmento. Em média, há 10 robôs a cada 10 mil trabalhadores na indústria. Na Coreia do Sul, que aparece em primeiro lugar, há 790 robôs a cada 10 mil trabalhadores. Conforme dados da Forrester Research, a adoção de Automação de Processos Robóticos (RPA) no mercado global sinaliza investimento que podem chegar a US$ 29 bilhões até o final deste ano.
* Colaborou Camila Silva