Nascido na indústria cultural e adaptado para o mundo empresarial, o conceito spin-offs foi utilizado por empresas gaúchas durante a pandemia. É o caso da A2B Industrial e da FORM, empresas criadas a partir de outros negócios
O termo spin-offs é bastante utilizado no mundo do cinema e se refere a um produto que nasceu a partir de outro. Um exemplo disto é a animação Procurando Dory, que conta a história de um personagem original do filme Procurando Nemo.
Já no ramo empresarial, a ideia começou a ser aplicada na década de 60, no Vale do Silício (Califórnia). Desta forma, a estrutura e o conhecimento de uma empresa é passado para outra, facilitando os processos e também visando um novo público.
Antiga Altec Industrial, a A2B Industrial atua no setor de automação industrial. Segundo o CEO da empresa, Moíses Maciel, a reestruturação, que inclui mudança no quadro de sócios, foi realizada com o objetivo de consolidar a empresa como uma distribuidora que atende revendas e integradores de sistemas para a indústria.
Já a construtora gaúcha Form, nasceu para atender ao ramo de investimentos imobiliários. A empresa é focada no desenvolvimento de empreendimentos feitos de aço e com concepção modular. A ideia é arquitetar projetos que envolvam a tecnologia, com inteligência digital.
— Há muitos investidores buscando o mercado imobiliário como alternativa de renda para o futuro, e a FORM nasce com o objetivo de atender as demandas desses investidores por maior segurança na gestão desses projetos. Queremos construir imóveis que lembrem smartphone, com tudo integrado e na palma da mão do morador — comenta o sócio-fundador Rafael Severo, em nota.