![Tiago Trindade / Divulgação Tiago Trindade / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/0/1/9/8/1_71c4c4402b792b1/18910_6f947e59ce676d1.jpg?w=700)
O Grilo Mobilidade e Tecnologia acaba de completar seu primeiro ano de operação em Porto Alegre. Pensado para contribuir com a redução na emissão de gás carbônico no trânsito, o sistema que usa triciclos elétricos evitou a emissão de 90 toneladas de CO2 na atmosfera. O volume é equivalente ao efeito de 600 árvores.
Entre fevereiro e julho deste ano, a startup mais que dobrou seu número de "pulos" (como são chamados os deslocamentos feitos nos seus veículos) em relação aos primeiros seis meses de operação. Além disso, dobrou sua base de clientes.
A empresa relaciona o crescimento com o lançamento de seu novo aplicativo e com a inserção em outros mercados, incluída a entrega de mercadorias. Como a coluna informou em março deste ano, a empresa fechou parceria com a Panvel para a entrega de produtos em alguns bairros da Capital.
Recentemente, o Grilo anunciou que a empresa Exibe Mídia passa a responder pela plataforma comercial de mídia, que contempla o aplicativo da startup e ações publicitárias nos veículos. Na avaliação de Ricardo Piccoli, CEO da Exibe, as soluções inovadoras e sustentáveis apresentadas pelo Grilo garantem sinergia entre as duas empresas.
Como funciona
Pensado para viagens de curta distância, o veículo começou a ser desenvolvido em maio de 2019. O triciclo elétrico tem capacidade para o motorista e mais dois passageiros. Trafega em velocidade de cerca de 50 km/h.
Para chamar um Grilo, o usuário deve baixar o app com o nome da empresa, disponível para Android e iOS, fazer cadastro, solicitar o deslocamento e aguardar a chegada do Grilo Credenciado (como são chamados os condutores na plataforma).
* Colaborou Camila Silva