O Grilo Mobilidade e Tecnologia acaba de completar seus primeiros cem dias de operação em Porto Alegre e já planeja expandir o negócio. A expansão é motivada pelos bons números.
Nos últimos 50 dias, os triciclos verdes registraram aumento de 400% em número de "pulos" (como são chamados os deslocamentos feitos nos seus veículos) em relação aos primeiros 50 dias de funcionamento. Além disso, a empresa aumentou em 180% a sua base de cadastros.
Para os próximos cem dias, o Grilo pretende aumentar sua frota e realizar melhorias nos aplicativos de condutores e passageiros. Além disso, estuda parceria com empresas, entidades e eventos, como feiras de rua. O objetivo das parcerias é fomentar o uso do transporte entre os frequentadores dos locais parceiros.
Em desenvolvimento desde maio de 2019, o veículo foi pensando para viagens de curta distância. O triciclo elétrico tem capacidade para o motorista e dois passageiros e trafega a cerca de 50 km/h.
O veículo foi criado com o propósito de ser uma nova opção de mobilidade que contribua com a diminuição de poluição sonora e de emissão de gás carbônico no trânsito. À frente do projeto estão os empreendedores Carlos Novaes, Leonora Moura e João Vitor Tavares.
Para chamar um Grilo, o usuário deve baixar o app batizado de grilomobilidade (assim, tudo junto mesmo) disponível para Android e iOS, fazer cadastro, solicitar a corrida e aguardar a chegada do Grilo Credenciado (como são chamados os condutores na plataforma). É possível ainda escolher a opção "serviços especiais", como necessidade de auxílio para carregar sacolas e bagagens.
Atualmente, os grilos estão disponíveis em dez bairros de Porto Alegre: Auxiliadora, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Moinhos de Vento, Mont’Serrat e Rio Branco. A empresa não registrou nenhum acidente ou ocorrência de trânsito.
Em decorrência da pandemia, os veículos são higienizados diariamente, com um protocolo de limpeza de superfícies de contato implementado a cada viagem. Todos os condutores usam máscara e disponibilizam álcool em gel aos passageiros.