Nesta segunda-feira (16), os três primeiros caminhões elétricos que farão distribuição das bebidas da Fruki no Estado já foram carregados no Centro de Distribuição de Canoas.
A indústria de Lajeado é pioneira no Estado a adotar a tecnologia para transporte de cargas, parte de seu programa de "logística verde".
A coluna, que registrou há poucos dias o surgimento de uma "rota elétrica" no Estado, constata que a necessária aceleração da descarbonização já está em curso no Rio Grande do Sul.
A operação da Fruki começa com três caminhões elétricos, que permitirão reduzir 2,04% das emissões atmosféricas da empresa, o que equivale 13,8 toneladas de gás carbônico, conforme metodologia GHG Protocol para o período de um ano.
O modelo adotado é o JAC iEV 1200T, primeiro caminhão elétrico do Brasil. São equipados com baterias recarregáveis com autonomia de 250 quilômetros. Os veículos elétricos não emitem gás carbônico, têm menor poluição sonora e maior eficiência energética, contribuindo para a adoção de uma gestão logística sustentável, ambição da Fruki.
O objetivo da empresa é ampliar gradativamente a frota elétrica até 2030, criando um modelo de logística conectado à estratégia de ESG da empresa, que vem avançando em diversas ações envolvendo as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.