O aplicativo da Caixa Econômica Federal está entre os 10 mais populares no Brasil. Os dados são da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de Apps no Brasil. Para a elaboração do estudo, foram entrevistados 2.133 usuários de smartphones via plataforma digital.
O estudo listou os aplicativos mais frequentes na home screen, ou seja, quais aparecem na tela principal do telefone, a mais acessada. Os entrevistados puderam citar até 20 apps, ou seja, há respostas múltiplas.
Entre os entrevistados, 10% têm o aplicativo da Caixa na página principal. Entre as instituições bancárias, fica ao lado do Nubank, também presente em 10% dos smartphones. Entretanto, a pesquisa indica queda no número de usuários do app da Caixa.
Para quem, como a coluna, pensou "ah, mas é efeito do auxílio emergencial", uma surpresinha: o Caixa Tem, app desenvolvido durante a pandemia que concentra os beneficiários, aparece em 25º lugar, citado por 5% dos entrevistados.
O estudo dá números a deduções empíricas. O aplicativo de mensagens Whatsapp lidera o ranking, como seria fácil de supor, com 56% dos smartphones. Há seis anos, o app é o mais baixado no país. Em segundo lugar estão o Instagram e o Facebook, ambos com 41%.
Um dos destaques do levantamento são os aplicativos de vídeos. A plataforma TikTok ocupa o quarto lugar, com 15%. Apesar da diferença de 26 pontos percentuais em relação ao terceiro colocado, está em alta. Em seguida está o Youtube, apontado por 12% dos entrevistados.
Mas se constata o óbvio na maioria dos casos, ao menos para os não adolescentes o estudo traz novidades: o app chinês de vídeos Kwai aparece em sétimo lugar, com 10% dos usuários. A pesquisa indica "uma guerra entre TikTok e Kwai." Pontua que os dois aplicativos populares entre adolescentes travam uma batalha em publicidade digital e já disputam mercado em campanhas na TV aberta.
Entre os entrevistados, 89% são usuários do android, enquanto apenas 10% afirmaram usar o iOS e 1% responderam não saber qual o seu sistema operacional. A pesquisa completa pode ser acessada no site mobiletime.com.br
Top 10 dos apps na tela principal
1. WhatsApp - 56%
2. Instagram - 41%
3. Facebook - 41%
4. TikTok - 15%
5. Youtube - 12%
6. Uber - 11%
7. Kwai - 10%
8. Nubank - 10%
9. Caixa - 10%
10. Telegram - 9%